Edição no elemento inteiro, em partes, por faces, arestas ou vértices

A ferramenta Morph tem como característica a edição da forma diretamente sobre os vértices e faces do próprio objeto. O ArchiCAD tem muitas ferramentas de edição de um morph, seja no corpo do elemento como um todo ou em partes, por faces, arestas e vértices.
como bolear uma aresta do morph
Selecione o morph e clique na aresta que deseja bolear.

Morph

figura 01 – selecione a arestaNa paleta flutuante escolha a opção Bolear/Chanfrar Aresta(s)… (Fillet/Chamfer Edge(s)…).

figura 02 – clique na opção Chanfrar ArestasNa janela Bolear/Chanfrar (Fillet/Chamfer) que aparece selecione a opção Boleado (Fillet) e determine o Raio (Radius).
Ative a opção Aplicar a todas as Arestas (Apply to All Edges) se desejar aplicar a todas as arestas do morph e não apenas à selecionada.

figura 03 – faça as configurações necessárias
Clique em OK.
Observe que o raio foi criado.

Morph

figura 04 – objeto criadocomo arredondar um canto de um morph
Selecione o morph que deseja alterar e clique no canto (vértice) que será alterado.

figura 05 – selecione a arestaNa paleta flutuante selecione a opção Bolear/Chanfrar Canto(s)… (Fillet/Chamfer Corner(s)…).

Morph

figura 06 – Clique na opção Chanfrar CantosNa janela Bolear/Chanfrar (Fillet/Chamfer) que aparece selecione a opção Boleado (Fillet)e determine o Raio (Radius).
Ative a opção Personalizar Resolução (Custom Resolution) e configure o valor de acordo com sua necessidade. Quanto maior o valor mais suavizado ficará o boleado.
Ative a opção Aplicar a todas as Arestas (Apply to All Corners) se desejar aplicar a todas as arestas do morph e não apenas à aresta selecionada.

Morph

figura 07 – faça as configurações   necessáriasClique em OK.
Note que o(s) canto(s) foram boleados.

figura 08 – objeto criado

Leave a Comment