Apresentações de projeto mais explicativas e mais bonitas com a vista 3D explodida!

Esse recurso foi incluído na versão 2014 do Revit, e permite criar desenhos esquemáticos do projeto onde é demonstrada visualmente a relação entre os elementos de um modo bastante comum e até então pouco utilizado em modelos digitais. Isso é feito em vistas 3D, incluindo perspectivas. O conteúdo deste artigo foi tirado do livro Revit passo a passo – volume I, o qual pode ser baixado uma amostra gratuita com mais dicas por aqui!

como fazer os deslocamentos para fazer a vista explodida

Vá para a vista que onde será feita a visualização dos elementos explodidos (se necessário, duplique a vista 3D).
Selecione um ou mais elementos que deseja deslocar.
vista-3d-explodida
figura 02 – seleção de múltiplos objetos
Vá à guia Modificar (Modify); no painel Vistas (View) e clique em Deslocamentos (Displace Elements).
vista 3D explodida
figura 01 – ferramenta deslocamento

Use o controle 3D para posicionar o(s) elemento(s).
vista 3D explodida
figura 03 – movimentação dos objetos selecionados

Como demonstrar a ligação entre os elementos deslocados

Selecione um ou mais elementos deslocados e vá à guia Modificar|Conjunto de deslocamentos (Modify|Displacement Set); no painel Conjunto de deslocamento (Displacement Set), clique no botão Caminho (Path).
vista-3d-explodida
figura 04 – seleção da ferramenta caminho

Clique sobre a parte do elemento que terá sua a posição original indicada. O Revit desenhará uma linha tracejada para fazer essa indicação. Ela será desenhada a partir do vértice mais próximo de onde você clicou até a posição inicial deste mesmo vértice.
vista 3D explodida
figura 05 – criação dos caminhos de ligação
 
Pronto! Agora você sabe como fazer uma vista 3D explodida no Revit de uma maneira fácil e rápida para melhorar suas apresentações tanto para os clientes quanto para a construção do projeto. Se você gostou da nossa dica, deixe seu comentário, ele é muito importante para conhecermos suas dúvidas e criarmos novos artigos!
Contudo, antes de ir embora, temos aqui um artigo sobre como configurar a localização real do projeto, o que trará ao seu projeto a possibilidade de estudos de insolação reais, além de mais veracidade quando tiver que fazer renders!

Leave a Comment