Você já aprendeu como criar um terreno a partir dos dados topográficos do Google Earth. Além disso, também aprendeu a colorir o seu terreno 3D com uma textura projetada, de acordo com a sua topografia. Agora você precisa fazer a maquete física e quer utilizar a tecnologia a seu favor…

Como fazer uma maquete física com seu terreno em 3D?

Pois bem, o plugin Slicer, desenvolvido pelo usuário TIG, facilita em muito o trabalho de quem quer fazer maquetes físicas a partir de um modelo 3D, pois faz o fatiamento de um componente do SketchUp, e em seguida planifica e numera as fatias para facilitar a montagem. Depois, você pode exportar o resultado em formato .DXF, por exemplo, para que seja usado por uma máquina de CNC ou de corte a laser. Nas imagens abaixo, você pode conferir como o Slicer transforma um terreno em peças numeradas e as identifica para corte.

Modelo Original
Modelo fatiado pelo Slicer

 

Peças de uma curva de nível desmontadas e numeradas pelo Slicer

O plugin pode ser baixado na página de desenvolvedor na comunidade Sketchucation.
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Se você agora quiser fazer a maquete do modelo, uma dica é usar o plugin chamado Pepakura, temos aqui um artigo explicando como ele funciona. Entretanto, se você tem em mãos a possibilidade de utilizar uma impressora 3D, você pode entender melhor como essa tecnologia funciona neste artigo.
 

One Thought to “Slicer – maquete física a partir de um modelo 3D”

  1. pô! esse plugin é massa! valeu pela dica!

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